1. Defina sua marca

O primeiro passo para obter sucesso com seu plano de marketing digital é definir sua marca. É importante conhecer os prós e contras da sua marca, para que você possa vendê-la ao seu público.

Defina o que é único sobre o seu negócio. O que você traz para a mesa que seus concorrentes não trazem?

É essencial entender o que torna seu negócio único, para que você possa comercializá-lo para seu público.

Crie pontos de venda exclusivos (USPs) para dar ao seu público uma visão da sua marca.

Esses são fatos sobre o seu negócio que são exclusivos da sua empresa, mas também convencem alguém a escolher sua equipe. Os USPs fortalecem a imagem de alguém sobre sua marca e fazem com que se sintam mais confiantes em selecionar você em detrimento da concorrência.

Além de seus USPs, você desejará definir a missão e os valores de sua marca. Defina por que você faz o que faz.

O que motiva sua empresa a começar todos os dias e fornecer aos clientes?

Muitas pessoas definem um negócio com base em seus valores e missão. Por exemplo, a Tom’s , uma empresa de calçados, é fortemente caracterizada por seu objetivo de fornecer sapatos às pessoas na África. Cada vez que alguém faz uma compra, a Tom’s doa um par para alguém na África.

Esta é uma forte USP para Tom.

Isso motiva as pessoas a comprar deles porque sabem que há um enorme benefício em comprar os calçados da empresa. A generosidade e a missão de Tom em fazer o bem atraem pessoas para a marca.

Se você deseja ter sucesso com seu plano de negócios de marketing digital, comece definindo a marca da sua empresa e descobrindo o que a torna única.

2. Crie personas de compradores

Você não pode criar um plano de marketing digital eficaz sem saber quem está tentando alcançar. A próxima etapa do seu plano de marketing digital é criar buyer personas para definir seu público-alvo.

As personas do comprador são pessoas fictícias que representam as características das pessoas que você está tentando atingir para comprar seus produtos ou serviços. Eles representam seu cliente ideal e a pessoa com maior probabilidade de comprar de sua empresa.

Todas essas são ótimas informações que ajudarão você a moldar sua persona de comprador.

Então, como a criação de uma buyer persona ajuda seu plano de marketing digital?

As personas do comprador ajudam você a saber quem segmentar quando estiver executando sua campanha. Em muitos casos, você terá mais de uma persona de comprador que está segmentando. A criação dessas personas ajuda você a comercializar para diferentes tipos de compradores com base em seus interesses e necessidades.

Pense em uma loja de roupas que oferece roupas para homens, mulheres e crianças.

Somente nesse caso, você terá uma persona de comprador individual para homens, mulheres e pais.

A maneira como você faz marketing para uma mulher solteira não é a mesma que faria para uma mulher casada com três filhos. As personas do comprador ajudam você a manter separadas essas diferentes pessoas em seu público, para que você possa fornecer a elas a melhor e mais relevante mensagem de marketing.

A criação de buyer personas ajudará você a criar um plano de marketing digital melhor, pois saberá como segmentar melhor os membros do seu público.

3. Defina seus objetivos

Antes de embarcar em uma jornada de marketing para seu público-alvo, defina seus objetivos. É importante definir metas, para que você possa determinar se sua campanha de marketing está funcionando de forma eficaz para ajudar sua empresa a crescer.

Ao definir metas, defina metas pequenas e grandes. Seus pequenos objetivos devem ajudar a mantê-lo no caminho certo para alcançar seus grandes objetivos.

Digamos que seu grande objetivo seja aumentar as conversões em 40%.

Um pequeno objetivo para ajudá-lo a atingir esse objetivo pode ser ganhar 10 novos assinantes de e-mail. Esse objetivo menor ajuda você a trabalhar para atingir seu objetivo maior.

Quando você define metas, é crucial que você defina metas mensuráveis. Também são conhecidas como metas SMART.

Você deseja definir metas que definam o que você deseja alcançar.

Eles também devem ser fáceis de medir.

Não diga: “Queremos ganhar mais assinantes”, mas sim: “Queremos ganhar 50 novos assinantes de e-mail a cada trimestre”. O segundo objetivo é específico e você pode medi-lo facilmente em um período de tempo.

Ao definir metas, você colocará seu plano de negócios de marketing digital no caminho certo para o sucesso.