Espera, eu preciso fazer um plano para a minha estratégia? Qual é a diferença?

Sua estratégia de marketing fornece uma visão geral das razões pelas quais sua equipe de marketing precisará de determinados recursos, tomará certas ações e estabelecerá certos objetivos ao longo do ano. Seu plano de marketing são as ações específicas que você tomará para alcançar essa estratégia.

Não tem certeza por onde começar? Este modelo de plano de marketing gratuito pode ajudar.

O modelo correto pode ajudá-lo a elaborar um plano de marketing que identifique seu orçamento para o ano, as iniciativas que sua organização de marketing precisa enfrentar e os canais de marketing que você usará para implementar essas iniciativas.

Além disso, ele irá conectar tudo a um resumo do negócio, para mantê-lo alinhado com os objetivos gerais da empresa.

Criar personas de compradores.

Se você não consegue definir quem é seu público-alvo em uma frase, agora é a sua chance de fazer isso. Uma persona de comprador é uma representação do seu cliente ideal.

Por exemplo, uma loja como a Macy’s poderia definir uma persona de comprador como Belinda, a Economista, uma mulher elegante da classe trabalhadora na faixa dos 30 anos, que mora nos subúrbios e procura preencher seu guarda-roupa com pechinchas de designers a baixos preços.

Com essa descrição, o departamento de Marketing da Macy’s pode visualizar Belinda, a Economista, e trabalhar com uma definição clara em mente.

As personas de compradores contêm informações demográficas e psicográficas importantes, incluindo idade, cargo, renda, localização, interesses e desafios. Note como Belinda possui todas essas características em sua descrição.

Você não precisa criar sua persona de comprador com papel e caneta. Na verdade, a HubSpot oferece um modelo gratuito que você pode usar para criar a sua (e é realmente divertido).

Você também pode usar uma plataforma como a Versium, que ajuda a identificar, entender e alcançar seu público-alvo por meio de dados e inteligência artificial.

As personas de compradores devem estar no centro da construção da sua estratégia.

Identificar seus objetivos.

Seus objetivos de estratégia de marketing devem refletir os objetivos do seu negócio.

Por exemplo, se um dos objetivos do seu negócio é ter 300 pessoas participando da sua conferência anual em três meses, seu objetivo como profissional de marketing deve ser aumentar as inscrições online em 10% até o final do mês para se manter no caminho certo.

Outros objetivos de marketing podem ser aumentar o reconhecimento da marca ou gerar leads de alta qualidade. Você também pode querer expandir ou manter a liderança de pensamento em seu setor ou aumentar o valor do cliente.

Seja qual for o seu objetivo, identifique o que eles são e como sua organização de marketing pode trabalhar para alcançá-los ao longo do próximo ano.

Selecionar as ferramentas apropriadas.

Depois de identificar seus objetivos, certifique-se de ter as ferramentas certas as para medir o sucesso desses objetivos.

Softwares online, como agendadores de mídia social, fornecem análises para ajudá-lo a acompanhar o que seu público gosta e não gosta. Alternativamente, você pode considerar o Google Analytics para medir o desempenho de blogs e páginas da web.

Além disso, torne seus objetivos SMART – para fazer isso, dê uma olhada em Como Escrever um Objetivo SMART [+ Modelo de Objetivo SMART Gratuito].

Aqui estão algumas ferramentas que podem ajudá-lo a rastrear e medir o sucesso de seus objetivos de marketing:

HubSpot Marketing Hub

O Marketing Hub permite que você consolide todas as suas ferramentas de marketing em uma plataforma centralizada.

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Com essa ferramenta, você pode atrair usuários com blogs, SEO e ferramentas de chat ao vivo. Em seguida, pode converter e nutrir esses leads por meio de automação de marketing, construtor de páginas de destino e recursos de rastreamento de leads.

Com relatórios personalizados e análises integradas, você pode analisar seus dados e planejar seu próximo movimento. Além disso, o HubSpot Marketing Hub se integra a mais de 500 ferramentas.

Preços: Grátis; Inicial, $45/mês; Profissional, $800/mês; Empresa, $3.200/mês.

Trello

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O Trello mantém sua equipe de marketing no caminho certo e se comunicando abertamente sobre os projetos em que estão trabalhando. Crie quadros para campanhas individuais, calendários editoriais ou metas trimestrais.

Os fluxos de trabalho integrados e as capacidades de automação mantêm a comunicação simplificada, e a simplicidade mantém sua equipe de marketing focada no trabalho que importa.

Preços: Grátis; Plano Padrão, $5/mês; Plano Premium, $10/mês para 100 usuários; Empresa, $17,50/mês para 250 usuários.

TrueNorth

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O TrueNorth é uma plataforma de gerenciamento de marketing projetada para ajudá-lo a alcançar seus objetivos de marketing. Construído especificamente para equipes de marketing, o TrueNorth transforma sua estratégia de marketing em uma projeção visual de seu crescimento, que é usado para criar marcos mensais que ajudam você a se manter no caminho certo.

Um dos principais benefícios do TrueNorth é centralizar todas as suas ideias, campanhas e resultados em um só lugar, com tudo relacionado aos seus objetivos.

Preço: $115/mês (grátis por 30 dias).

Monday.com

monday.com integração com hubspot

Tudo no Monday.com começa com um quadro ou tabela visualmente orientada. Crie e personalize fluxos de trabalho para sua equipe e mantenha grupos, itens, subitens e atualizações sincronizados em tempo real.

Você também pode transformar dados extraídos das visualizações de linha do tempo e Gantt para rastrear seus projetos no Monday.com e garantir que os prazos sejam cumpridos. Além disso, com mais de 40 integrações – do SurveyMonkey ao Mailchimp e, é claro, o HubSpot – você pode visualizar seus dados e garantir que toda a sua

Revise sua mídia.

Decida o que você já possui em seu arsenal que pode ajudá-lo a criar sua estratégia. Para simplificar esse processo, pense em seus recursos em três categorias: mídia paga, mídia própria e mídia conquistada.

Mídia paga significa qualquer canal em que você gaste dinheiro para atrair seu público-alvo. Isso inclui canais offline, como televisão, mala direta e outdoors, e canais online, como mídias sociais, mecanismos de busca e websites.

Mídia própria se refere a qualquer mídia que sua equipe de marketing precisa criar: imagens, vídeos, podcasts, ebooks, infográficos, etc.

Mídia conquistada é outra forma de dizer conteúdo gerado pelo usuário. Compartilhamentos em mídias sociais, tweets sobre o seu negócio e fotos postadas no Instagram mencionando sua marca são

Faça uma auditoria e planeje campanhas de mídia.

A limpeza mencionada anteriormente leva diretamente para esta etapa. Agora, você precisa decidir quais conteúdos serão úteis para você.

Concentre-se em sua mídia própria e nos objetivos de marketing. Por exemplo, atualizar as CTAs no final de suas postagens de blog ajudará a aumentar as confirmações de presença em seu evento?

Em seguida, analise suas personas de comprador. Digamos que você trabalhe para uma empresa de software de edição de vídeo. Se um dos desafios de sua persona é adicionar efeitos sonoros limpos aos seus vídeos, mas você não possui nenhum conteúdo que aborde isso, crie um vídeo de demonstração de 15 segundos para o Instagram, mostrando como seu produto resolve esse desafio.

Por fim, crie um plano de criação de conteúdo. O plano deve incluir clusters de tópicos, objetivos, formato e canal para cada peça de conteúdo. Certifique-se de incluir qual desafio está resolvendo para sua persona de comprador.

Para obter ideias sobre criação de conteúdo ou uma visão mais aprofundada de como criar um plano de conteúdo, confira nosso post, O Guia Definitivo para Criação de Conteúdo.

Coloque em prática a continuidade elétrica dos condutores de proteção.

Neste ponto, suas pesquisas de mercado e planejamento devem ajudá-lo a visualizar como sua estratégia será executada – e por quais equipes.

O último passo é reunir tudo e atribuir ações aos seus planos.

Crie um documento que mapeie as etapas que você precisa seguir para executar sua campanha. Em outras palavras, defina sua estratégia.

Pense a longo prazo ao criar esse documento. Um documento de estratégia padrão é de 12 meses. Essa linha do tempo estruturada deve ser a base para seus esforços estratégicos de marketing.

Para exemplificar, voltemos à empresa de software de vídeo.

Talvez em janeiro, você irá lançar uma atualização de software que melhora o processo de exportação para os usuários. Em abril, você deseja publicar um ebook que explique os termos de edição para suas personas de comprador, e em setembro, você planeja lançar uma integração com outros softwares.

Lembre-se de que sua estratégia digital é única para o seu negócio, portanto, o documento deve ser personalizado.