Flywheel marketing é uma estratégia de inbound marketing que coloca os clientes no centro de seus esforços de marketing. Seus clientes tornam-se então o impulso ou a energia mecânica que impulsiona seus negócios.
O volante de marketing tem três raios:
- Atrair: atraia leads com conteúdo útil e envolvente, como postagens de blog, artigos da Web, conteúdo de mídia social ou anúncios de pagamento por clique (PPC).
- Envolva-se: envolva e alimente seus leads para promover a confiança e convertê-los em clientes. Para esta seção do flywheel, você pode se concentrar em estratégias como email marketing e otimização da taxa de conversão (CRO).
- Encantar: Encante seus clientes continuando a comercializar produtos de interesse para eles. Aqui, você deve investir em táticas como atendimento ao cliente omnicanal, programas de fidelidade e outras estratégias de retenção de clientes.
Quando você prioriza a experiência do cliente em cada seção do flywheel, você unifica seus esforços de marketing e cria um processo circular que transforma os clientes atuais em defensores que trazem novos clientes em potencial para o seu negócio.
Marketing de volante versus marketing de funil de vendas: qual é a diferença?
Se sua empresa usa um funil de vendas para orientar os clientes em potencial para a conversão, você pode se perguntar por que deve considerar o uso do volante. Embora as abordagens do flywheel e do funil de vendas se concentrem em mover as pessoas do prospect para o cliente, o procedimento difere significativamente.
Com o funil de vendas, você se concentra em mover as pessoas pelo funil para os diferentes estágios. À medida que avançam por esses estágios, geralmente passam a lidar com outros membros de sua equipe. Eles podem passar de uma conversa com a equipe de atendimento ao cliente em um estágio para conversar com um representante de vendas em outro.
Então, por que esse sistema é problemático?
Com o funil de vendas, normalmente existem quatro etapas (de cima para baixo):
- Conhecimento
- Interesse
- Consideração
- Ação
Muitas pessoas se movem entre esses estágios enquanto decidem quem é o mais adequado para eles. O caminho para o fundo não é linear, muitas pessoas pulam entre os estágios antes de finalmente tomar sua decisão. Como está atualmente, o funil de vendas não representa com precisão a jornada do cliente.
Além disso, o funil de vendas não leva em conta os clientes fiéis. Embora alguns funis de vendas incluam “Lealdade” como um quinto estágio, não há um caminho dedicado para criar um ciclo de clientes recorrentes.
É aí que o volante difere.
Com o volante, o cliente fica no centro do modelo. Esse modelo se concentra em levar prospects de estranhos a promotores. Segue o ciclo que as pessoas levam de prospect a cliente, mas usando esse impulso para criar novos clientes e prospects de clientes atuais e leais.
Esse modelo focado no cliente prioriza a satisfação do cliente e vê esses clientes como um canal útil para ajudar a estimular o crescimento. Essencialmente, esse modelo promove um ciclo de crescimento contínuo e foca em clientes fiéis.