O mercado mudou. E as pessoas também estão fazendo isso. A geração de novos profissionais de marketing tem menos de 40 anos, são bem-sucedidos e experientes – eles trabalharam para grandes corporações e pequenas empresas e agora estão administrando suas próprias miniagências.
Uma coisa conecta todos eles: eles acreditam que marketing não é vender. Em vez disso, trata-se de ajudar o público.
1. Eles falam como humanos, não como empresas
A maneira como os profissionais de marketing se comunicam uns com os outros, com outras empresas e até com seu público muitas vezes soa como um absurdo ininteligível. É um método infalível de se distanciar de todos os outros, mesmo que essa não seja a ideia. Os novos profissionais de marketing usam linguagem natural, não linguagem de negócios. Eles são fáceis de entender e não usam a linguagem dos negócios para disfarçar um conceito maçante. Eles usam criativos que compartilham os mesmos valores, então o conteúdo que eles fazem é acessível.
2. Eles sabem que muitas agências são lentas, sem imaginação e caras
Grandes agências têm grande poder. Alguns fazem um ótimo trabalho. Alguns ganham prêmios. Mas muitos estão mais interessados em números do que em resultados. Eles são ineficientes, tendem a dizer ao cliente o que ele quer ouvir e cobram quantias enormes.
Novos profissionais de marketing não funcionam assim. Eles têm equipes pequenas, em escritórios pequenos – se é que eles têm um escritório – para que o cliente não pague pelo seu prédio chique com o aluguel que o acompanha.
Eles trabalham rapidamente e ultrapassam os limites – mas ouvem o cliente. E se algo não vai funcionar, eles vão dizer isso.
3. Eles não se importam com marketing de desempenho
Não é puramente sobre os números. Ser capaz de medir algo (leads, taxas de abertura, cliques) não o torna um sucesso, significa apenas que você pode medi-lo. Em vez disso, há um movimento em direção ao marketing intuitivo, quando você entrega conteúdo por meio dos canais aos quais sabe que seu público responde.
São pessoas que acreditam que marketing é mais do que gerar leads para vendas. Na verdade, eles acreditam que o marketing não é nada além de gerar leads para vendas. Especialmente criar conteúdo e depois usá-lo. Para eles, marketing e conteúdo são ajudar seu público
4. Eles colocam seus esforços em podcasts, LinkedIn e mídias sociais
Podcasts não são exatamente novos. Nem o LinkedIn. Mas sua empresa tem um podcast de sucesso? Você obtém engajamento invejável no LinkedIn? Ou é mais como um par de comentários e um punhado de curtidas?
Dado o tempo que tivemos para lidar com esses canais e formatos, você pensaria que marcas e empresas estariam fazendo um trabalho melhor ao usá-los como ferramenta de marketing. Mas eles não são. Apesar de muitas vezes ter um grande número de seguidores, as contas do LinkedIn de muitas grandes empresas obtêm níveis muito baixos de engajamento.
Os novos profissionais de marketing sabem que os podcasts são os novos blogs, embora não sejam novos e tenham pensado nisso há alguns anos . Eles têm muitos seguidores no LinkedIn e obtêm um envolvimento invejável. Eles sabem como fazer esse conteúdo e usá-lo para comercializar a si mesmos e seus clientes.
5. Eles sabem que o público não se importa com sua empresa, prêmios, escritórios e, às vezes, até com o produto
Há um novo truísmo de marketing: ninguém se importa com sua empresa. Em vez disso, as pessoas se preocupam com o que você pode fazer por elas, seja em nível pessoal ou corporativo.
Como muito de como o novo marketing opera, isso volta ao conteúdo. Conteúdo que resolve problemas, ajuda o público e evita qualquer tipo de venda vale algo para o público. Novos profissionais de marketing colocam esse tipo de conteúdo à frente de qualquer outra coisa, então, depois de conquistar a confiança e o interesse do público, eles podem começar a falar sobre produtos, benefícios e recursos.