É crucial que você acompanhe as métricas relacionadas ao seu desempenho de marketing, principalmente quando se trata de tráfego e classificações do seu site. 

Dito isso, existem muitas ferramentas de análise diferentes por aí, e o Google Analytics é apenas uma delas. Aqui estão outros exemplos de software de análise que você pode experimentar!

1. Hubspot

O Hubspot é a alternativa ideal ao Google Analytics se você deseja uma plataforma de análise integrada ao seu programa de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) . O Hubspot é mais conhecido por seus recursos de CRM, portanto, se você já está pensando em usá-lo para isso, também pode usá-lo para suas análises.

Além de suas funções padrão de CRM, o Hubspot rastreará a atividade em seu site, incluindo de onde os usuários vêm e quais páginas eles visitam. O melhor de tudo, ele vinculará todas essas informações aos perfis de clientes que você tem em seu CRM.

O Hubspot também permite que você crie relatórios personalizados para as métricas mais importantes.

2. Ahrefs

O Ahrefs existe principalmente como uma ferramenta de otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) , mas suas funções de SEO incluem ajudá-lo a realizar análises sobre seu site.

Por exemplo, você pode usá-lo para ver a classificação do seu site para palavras-chave específicas, bem como quais pesquisas do Google trazem mais tráfego. Você também pode obter informações sobre sua autoridade de domínio , que é o quão bem você está classificando em comparação com seus concorrentes.

O melhor de tudo é que você pode visualizar facilmente a maioria dessas informações diretamente do seu painel, para que não precise procurá-las.

3. Semrush

O Semrush , como o Ahrefs, foi desenvolvido principalmente para análise de SEO. Mas também como o Ahrefs, ele fornece informações valiosas sobre seu site como parte dessa função.

Essa ferramenta pode ajudá-lo a monitorar seus backlinks, quais você tem, de onde eles vêm e onde você tem oportunidades de ganhar mais. Além disso, o Semrush fornece informações sobre o SEO e os sites de seus concorrentes.

Embora o Semrush tenha um preço mais alto, você obtém muito valor por esse preço, portanto, pode valer a pena seu investimento se estiver no seu orçamento.

4. FoxMetrics

FoxMetrics é uma alternativa ao Google Analytics que coloca seu foco na segmentação . Isso significa que, ao coletar dados dos visitantes do seu site, ele categoriza esses dados em grupos relevantes. Isso inclui dividir seus clientes em diferentes categorias.

Além disso, FoxMetrics permite criar modelos de dados personalizados. Como a criação desses modelos requer um grau de conhecimento de linguagem de consulta estruturada (SQL), essa plataforma é melhor para pessoas que têm alguma familiaridade com codificação.

Se você se encaixa nessa descrição, o FoxMetrics pode ser uma excelente ferramenta para usar.

5. Optimizely

Optimizely é um dos maiores nomes no mundo da análise de marketing, permitindo que você execute todas as funções de análise padrão e muito mais. Para citar apenas um recurso adicional, você pode usar o Optimizely para realizar testes A/B em seu site e registrar os dados resultantes.

Essa plataforma possui uma interface intuitiva que facilita a navegação pelos diferentes tipos de dados e acompanha a maneira como os dados mudam ao longo do tempo. Não foi desenvolvido para iniciantes, mas também é mais intuitivo do que outras opções.