1. Escolha um provedor de serviços
Seu primeiro passo é escolher qual provedor de serviços você deseja usar. Essa etapa pode parecer óbvia e certamente é simples, mas também é vital definir isso antes de passar para o estágio de marketing.
A boa notícia é que o Twilio facilita essa etapa para você – ele fornece uma interface de programação de aplicativos (API) que funciona como um provedor de serviços para seus textos em massa. O bom de usar a API do Twilio é que ela lida com os regulamentos globais para você, o que significa que você não precisa se preocupar com o incômodo envolvido com isso.
Em última análise, porém, a escolha do provedor de serviços é sua.
2. Obtenha um código curto
Depois de configurar tudo com seu provedor de serviços, você desejará obter um código curto para seu marketing. Um código curto é essencialmente um número de telefone abreviado. Enquanto os números de telefone normais podem conter até 10 dígitos, os códigos curtos incluem apenas cinco ou seis.
O que torna os códigos curtos úteis? O principal benefício é que eles são pré-aprovados pelas operadoras, garantindo que seus textos não acabem sendo despejados diretamente nas pastas de spam dos usuários. Normalmente, você precisa pagar para obter um código curto, mas, pelo lado positivo, pode fazê-lo diretamente no Twilio, em vez de usar um terceiro.
3. Crie uma lista de assinantes
Agora que os requisitos iniciais estão em vigor, você pode começar a entrar na parte real do processo de marketing. Mas você não quer começar a enviar mensagens de texto para membros de seu público aleatoriamente, mesmo que de alguma forma você saiba seus números de telefone.
Em vez disso, você quer que as pessoas se inscrevam em seus textos voluntariamente. Por um lado, eles vão bloqueá-lo se você enviar textos não solicitados. Mas além disso, existem leis que o proíbem . O que você quer fazer é criar formulários em seu site onde as pessoas possam assinar seus textos, assim como você faria para e-mail marketing.
Certifique-se de usar chamadas para ação (CTAs) para incentivar os usuários a se inscreverem, oferecendo-lhes descontos especiais ou outro incentivo em troca. À medida que as pessoas se inscrevem, você lentamente cria uma lista de pessoas diretamente no Twilio para enviar seus textos.
4. Crie seus textos
O próximo passo é finalmente começar a montar seus textos. Certifique-se de que cada texto que você escreve seja criado para fornecer aos usuários informações úteis e mantê-los engajados. Você também deve considerar segmentar seu público e enviar textos diferentes para grupos diferentes para mantê-los o mais relevantes possível.
Não torne seus textos muito longos porque os usuários não vão querer lê-los. Também é importante garantir que cada texto enviado inclua o nome da sua marca, para que os usuários saibam de quem é. Felizmente, o Twilio possui recursos integrados que facilitam tudo isso.
5. Lance suas campanhas
Com tudo pronto, agora você pode começar a enviar seus textos Twilio! Mas tenha cuidado você não quer fazer isso ao acaso. Existem algumas diretrizes que você deve seguir.
Em primeiro lugar, seu texto inicial deve ser um texto de confirmação. Há sempre a possibilidade de alguém ter se inscrito em seus textos acidentalmente ou digitado incorretamente o número de telefone. Comece enviando a todos um texto que lhes dê a opção de cancelar.
Em segundo lugar, não envie seus textos com muita frequência. Se você incomodar as pessoas com textos, elas rapidamente ficarão irritadas com você. Apenas mensagens de texto para as pessoas muito ocasionalmente. Além disso, certifique-se de enviar mensagens de texto apenas para as pessoas durante o horário comercial.
6. Monitore seus resultados
Tal como acontece com todo o seu marketing, seu trabalho não termina quando você envia os textos. A partir daí, você deve monitorar os resultados de suas campanhas de mensagens em massa do Twilio. Sem avaliar as análises , você não terá ideia se as campanhas foram bem-sucedidas.
Felizmente, o Twilio ajuda você a ver métricas valiosas relacionadas ao desempenho de sua campanha. Fique atento a métricas como taxa de abertura e taxa de cliques (CTR) e identifique padrões em suas campanhas. Quais textos recebem a resposta mais positiva? Quais tipos de usuários respondem melhor?
Conforme você aprende mais sobre seus resultados de SMS em massa do Twilio, você pode continuar otimizando suas campanhas de SMS para gerar resultados maiores e melhores.