Você está se perguntando como as campanhas de otimização de mecanismo de pesquisa (SEO) e custo por clique (CPC) do seu site podem funcionar juntas para atrair visitantes adicionais, aumentar seus leads ou aumentar sua receita? Existe realmente uma relação entre CPC e SEO, ou os dois são completamente independentes?
Vamos dar uma olhada em como SEO e CPC funcionam juntos, afetam um ao outro e examinar algumas práticas recomendadas para combinar os dois. Quando você terminar de ler este artigo, esperamos que você entenda como esses dois métodos de marketing podem ser combinados para melhorar seu site e fornecer melhores resultados.
O que é SEO?
Se você ainda não está familiarizado com a otimização de mecanismos de pesquisa, ou SEO , aqui está uma breve explicação. SEO é o processo pelo qual um site é aprimorado para classificar melhor nas pesquisas de palavras-chave ou frases específicas.
Por exemplo, uma empresa que deseja melhorar a classificação de seu site para “bolsas para câmera” pode escrever descrições de produtos ricas contendo essa frase, reescrever os títulos das páginas e as meta descrições para incluir esse texto, acelerar o site para que ele carregue mais rápido e adquirir links de sites relacionados a câmeras. Estes são apenas alguns exemplos de como um site pode melhorar seu SEO.
O que é CPC?
CPC, ou publicidade de pagamento por clique , refere-se à publicidade que você vê na parte superior e nas laterais das pesquisas no Google, Bing e Yahoo! (entre outros motores de busca ou redes de mídia social). É chamado de “pagamento por clique” porque as empresas que os colocam pagam apenas pelos anúncios quando são clicados – caso contrário, não pagam nada.
Os anúncios CPC geralmente representam uma maneira acessível de adquirir novos clientes. No entanto, o custo para licitar palavras e frases específicas varia. Algumas palavras-chave podem ser muito acessíveis, enquanto outras podem custar até centenas de dólares por clique, simplesmente porque há muita concorrência.
O SEO afeta o CPC ou o CPC afeta o SEO?
Uma das primeiras perguntas feitas por quem é novo em CPC ou SEO é “meus anúncios CPC podem afetar o SEO do meu site?” ou “meu SEO pode afetar meus anúncios CPC?” Tecnicamente, a resposta é não – ter anúncios CPC não pode afetar a classificação do seu site, e a classificação do seu site não pode afetar seus anúncios. Para uma resposta mais detalhada, confira nossa página sobre como o PPC pode afetar o SEO .
Dito isto, existem maneiras pelas quais SEO e CPC podem trabalhar juntos para melhorar seus planos gerais de marketing. Embora não haja benefícios de SEO em ter anúncios CPC, existem outros benefícios que podem afetar indiretamente o desempenho do seu site.
Continue lendo para aprender mais!
Como SEO e CPC podem trabalhar juntos para melhorar seu site
Vamos explorar cinco maneiras de fazer SEO e CPC trabalharem juntos para melhorar seu site, aumentar seus leads e aumentar sua receita.
SEO mais CPC = maior presença nos mecanismos de busca
Como você provavelmente já sabe, melhorar seu site com SEO oferece uma chance melhor de classificação na primeira página, ou até mesmo na posição #1, para uma ou mais palavras-chave que você está segmentando. Além disso, a compra de anúncios CPC para essa mesma palavra-chave com um lance alto o suficiente permite que seu anúncio apareça próximo ao topo da página quando alguém pesquisar essa palavra-chave.
Se você fizer essas duas coisas para essa palavra-chave específica, ou seja, otimizar seu site e comprar publicidade CPC, estará garantindo que sua marca domine os resultados de pesquisa e que você tenha uma chance maior de capturar esses cliques valiosos.
O CPC ajuda você a recuperar cliques perdidos do mecanismo de pesquisa
Você pode supor que, se sua marca já estiver classificada em primeiro lugar para uma determinada palavra-chave organicamente (ou seja, naturalmente nos mecanismos de pesquisa), você não precisará comprar um anúncio CPC para essa mesma palavra-chave. Afinal, de que adianta aparecer duas vezes na mesma página?
Um estudo do Google descobriu que, quando os anúncios de pesquisa de uma palavra-chave eram pausados, aproximadamente 89% do tráfego gerado por esses anúncios não eram substituídos pelas classificações orgânicas. Portanto, isso significa que pausar seus anúncios PPC pode realmente impactar negativamente seu tráfego, mesmo que seu site esteja naturalmente classificado em primeiro lugar!
Ao usar o CPC, você está recuperando cliques e interesse de pesquisadores que, de outra forma, poderia ter perdido. Mesmo que você não esteja em primeiro lugar naturalmente, o CPC pode ajudá-lo a atrair tráfego daqueles que procuram seus produtos ou serviços, e muitas vezes por uma quantia muito pequena de dinheiro.
As campanhas de remarketing oferecem a oportunidade de alcançar visitantes anteriores
Digamos que seu site esteja bem classificado graças aos seus esforços de SEO e atraindo uma quantidade razoável de visitantes, mas esses são compradores ou leads em potencial que demoram um pouco para se decidir. Você pode combinar seu SEO com uma forma de CPC chamada remarketing para trazer esses visitantes de volta ao seu site para concluir a compra ou conversão posteriormente.
Por exemplo, se alguém estiver comprando materiais de escritório em seu site, mas quiser algum tempo para pensar sobre isso, você pode comprar espaço de anúncio de um site da rede do Google para exibir anúncios desses mesmos materiais de escritório posteriormente. Isso irá lembrá-los de voltar ao seu site e concluir a compra.
Ao combinar SEO e CPC dessa maneira, você pode alcançar visitantes anteriores e incentivá-los a voltar para concluir uma compra ou converter em um lead, enquanto sem o remarketing eles podem ter esquecido completamente de você.
CPC permite testar novas palavras-chave para SEO
A otimização do mecanismo de pesquisa geralmente leva tempo, pesquisa e despesas significativas. Pode haver momentos em que você esteja pensando em segmentar uma palavra-chave específica com seus esforços de SEO, mas não tem certeza se valerá a pena. Uma maneira de “testar” a viabilidade de uma palavra-chave para SEO é com o CPC.
Basta escolher uma palavra-chave para a qual você acha que tem chance de ter uma classificação alta e deve ser capaz de converter (ou seja, uma que você considere altamente relevante para seus produtos ou serviços) e comprar publicidade CPC para ela. Monitore os resultados por um tempo e veja o desempenho do seu site. Se você tiver um desempenho muito bom, isso pode ser uma indicação de que você também deve começar a otimizar seu site para isso. Se suas campanhas de CPC falharem, convém evitar o SEO para essa palavra-chave.
Como o CPC tende a ser muito barato, essa é uma maneira de testar as águas em um mecanismo de pesquisa sem investir tempo ou despesas significativas na modificação de seu site para ser amigável aos mecanismos de pesquisa.
CPC e SEO fornecem mais dados para uma tomada de decisão mais inteligente
Por fim, uma maneira de SEO e CPC trabalharem juntos para seu benefício é fornecer uma grande fonte de dados para fins de tomada de decisão. Você pode examinar métricas semelhantes de suas campanhas de SEO e CPC, incluindo:
- Taxa de cliques
- Taxas de rejeição e saída
- Tempo no local
- Taxa de conversão
A partir disso, você pode determinar quais palavras-chave são mais eficazes na geração de vendas ou quais estão enviando visitantes para seu site com menor probabilidade de fazer uma compra ou se tornar um lead. Isso ajudará você a tomar decisões mais inteligentes sobre seu marketing e futuras alterações em seu site.
É verdade que você pode obter esses dados de CPC ou SEO separadamente. No entanto, usando CPC e SEO, você pode obter o dobro dos dados, o que o ajuda a tomar uma decisão ainda mais inteligente.