É assim que os sites de namoro geralmente funcionam. Um lado escreve um perfil, o outro responde. A comunicação é limitada, a informação é incompleta e a ênfase em certas coisas é mal colocada.
Aqui estão alguns dos problemas com RFPs e por que eles são como aqueles que você encontraria em um site de namoro.
Diálogo de Prevenção de RFPs
Sites de namoro são ferramentas para desqualificação rápida e são projetados para poupar às pessoas o tempo (e constrangimento) de acabar em encontros ruins.
Mas eles fazem isso limitando a comunicação, o que ironicamente torna essa grande data mais difícil de encontrar.
RFPs têm o mesmo problema.
Na busca de manter o processo justo, eles mantêm as empresas de design e clientes em potencial à distância.
Sim, limitar a conversa ajuda a manter o jogo justo em muitas situações em que a igualdade é importante, como no caso dos setores público e governamental quando vários empreiteiros estão licitando um projeto de design, mas também torna o processo inadequado para selecionar o melhor apto para o projeto.
Serviços criativos como web design e design gráfico são de natureza consultiva e de alto toque. A comunicação é fundamental.
Quando o processo de seleção restringe a comunicação, é muito mais difícil tanto para a agência de design quanto para o cliente se qualificarem.
Todo mundo está ouvindo?
Todo mundo vai se dar bem?
Todos estão de acordo com os objetivos do projeto?
Sem diálogo, você não terá ideia.
O conteúdo das RFPs não contém informações suficientes sobre o projeto
A empresa de desenvolvimento e design web que eu co-fundei, a Orbit Media, vê muitas RFPs.
O que fizemos foi pegar as últimas dez RFPs, combiná-las e organizar seu conteúdo em três grupos para entender o que contém a média de solicitação de proposta.
Aqui está o conteúdo de uma RFP típica:
- Histórico da empresa e informações de contato
- Requisitos da proposta e processo de RFP
- Informações sobre o projeto que você deve propor (orçamento, cronograma, etc.)
Você pode ver que as RFPs não se concentram no projeto.
Eles são principalmente sobre outras coisas.
Na verdade, o que vimos é que a RFP típica tem mais requisitos para a proposta do que para o projeto propriamente dito.
Isso me lembra meu antigo perfil do Match,com. Muito pouco disso era relevante para os relacionamentos. Era principalmente informações anedóticas sobre mim.
Muita ênfase e foco em coisas superficiais
Tenho 1,80m, joguei futebol americano na faculdade e sou formado em Direito pela Stanford.
Na verdade, não.
Mas soou bem, certo?
Coloque uma foto de um cara com olhos escuros e cabelo lindo, e logo eu sou a alma gêmea de alguém.
O processo de RFP faz a mesma coisa. Se a proposta de resposta permite que o cliente marque caixas suficientes (orçamento, tempo, experiência, tecnologia), começa a parecer uma correspondência.
Mas, na verdade, pode não ser compatível, já que todas as coisas importantes, filosofia, cultura da empresa, valores da empresa, processos internos e outros fatores difíceis de quantificar, mas essenciais, não são capturados efetivamente em uma proposta.
A empresa que emite a RFP quer comparar todos os participantes com os mesmos critérios. Mas no mundo dos serviços criativos, cada empresa tem uma abordagem diferente.
Eles querem selecionar uma empresa de design que entenda sutileza e nuances, mas estão selecionando-os usando critérios absolutos em preto e branco.
Veja a incompatibilidade?