Operações de receita (operações de receita) é uma estratégia de negócios que envolve o aumento da coordenação entre as equipes de geração de receita para ajudar as empresas a ganhar mais.

Rev ops ajuda as empresas a obter mais receita. Ele faz isso identificando as equipes dentro da empresa que geram receita diretamente e ajudando-as a se comunicar melhor umas com as outras.

Essa estratégia é usada principalmente por empresas B2B e se tornou mais popular nos últimos anos. Se você quiser ficar à frente de seus concorrentes, é melhor usar essa estratégia.

Quais equipes estão incluídas nas operações de receita?

Mencionamos acima que as operações B2B têm tudo a ver com aumentar a coordenação entre “equipes geradoras de receita”, mas o que são essas equipes?

A resposta a essa pergunta pode variar dependendo da forma como você organiza sua empresa. Dito isso, uma estratégia típica de rev ops se concentrará em três tipos de equipes:

Vendas

O primeiro tipo de equipe envolvida nas operações de receita é sua equipe de vendas. Considerando que sua equipe de vendas se concentra em fazer com que as pessoas comprem seus produtos ou serviços, eles são uma parte crítica de suas operações de receita.

Sua equipe de vendas é responsável por entregar o impulso final que transforma seus leads em clientes. Nesse sentido, eles têm o envolvimento mais direto na geração de receita para sua empresa. É por isso que eles devem ser incluídos nas operações de receita, trabalhando com as próximas duas equipes desta lista.

Marketing

Por mais crítica que sua equipe de vendas seja, eles estariam perdidos sem sua equipe de marketing. O marketing é o que guia os clientes em potencial na jornada do comprador, ele torna as empresas cientes do que você oferece, as convence de que precisam e as convence a comprar.

Por esse motivo, sua equipe de marketing é um participante igualmente vital em sua estratégia de operações de vendas ao lado de sua equipe de vendas. As duas equipes estão trabalhando com os mesmos clientes em potencial e confiando nos mesmos dados, por isso faz sentido que trabalhem juntas para aumentar sua receita.

Atendimento ao Cliente

Finalmente, você vai querer incluir sua equipe de atendimento ao cliente. Incluir essa equipe é importante se você estiver buscando parcerias de longo prazo com seus clientes em vez de compras individuais. 

Sua equipe de atendimento ao cliente garante que seus clientes permaneçam clientes e continuem contribuindo com receita para seus negócios. Isso significa que essa equipe também deve ser incluída no processo de operações de receita, mantendo contato com suas equipes de marketing e vendas sobre o que seus clientes desejam.