Um protótipo é uma representação de média a alta fidelidade da interface do usuário final.
O objetivo de um protótipo é simples: Simular a interação entre o usuário e a interface. Sempre que um botão é clicado, a ação apropriada deve ocorrer, imitando a experiência de um produto completo.
Características visuais de um protótipo
Quando se trata de estética, um protótipo pode se assemelhar muito à versão final do produto.
Basicamente, um protótipo se parece com o produto final, mas ainda não tem os detalhes básicos (ou seja, HTML, CSS, JS, programação do lado do servidor, bancos de dados, etc.) Protótipo interativo projetado em UXPin Cores primárias devem estar tudo pronto, o conteúdo-chave (pelo menos as peças essenciais) deve estar presente, a AI deve ser demonstrada e a tipografia deve, de forma razoável, representar a versão final. Clicar em um objeto interativo deve demonstrar sua resposta subsequente.
Benefícios da prototipagem
Por que a prototipagem é importante? Porque os protótipos são normalmente para testar um produto com usuários reais. O teste inicial de protótipos pode economizar muito dinheiro e tempo que seriam usados para desenvolver a interface errada e a arquitetura do produto de back-end.
É uma boa ferramenta de validação para o projeto e desenvolvimento do produto. Além disso, mostrar um protótipo aos usuários e pedir que eles passem por alguns casos de uso básicos é incrivelmente perspicaz e inspirador para toda a equipe. Em vez de gastar tempo codificando o protótipo, os designers de hoje podem se engajar em um processo de prototipagem rápido e econômico usando software sobre o qual falarei em breve.
Quaisquer alterações que você precise fazer após o teste do usuário podem ser implementadas mais rapidamente, sem desperdiçar o tempo de seus engenheiros.
Fluxo de trabalho de design
Compreender a própria natureza do design e a diferença entre wireframes e protótipos é realmente apenas o ponto de entrada para o mundo do design da experiência do usuário. A mágica acontece quando você consegue combinar as várias partes do processo em um fluxo de trabalho coeso, eficaz e eficiente.
Quando eu estava gerenciando um departamento de design de UX alguns anos atrás, o maior erro que vi em nosso processo foi o seguinte: tratamos os wireframes como descartáveis e não essenciais. Então apressaríamos o processo e não daríamos ao processo de wireframing o tempo e esforço que ele merece. Eles eram muito esboçados e confusos para serem usados como um projeto, a espinha dorsal fundamental, de um protótipo sólido e do produto final.
Algumas dicas
- Durante o wireframe, crie elementos reutilizáveis que possam ser editados para que, quando você estiver no estágio de prototipagem, possa simplesmente refinar esses elementos
- Certifique-se de que, quando o wireframe estiver concluído, ele represente o feedback mais recente de seus colegas de equipe e partes interessadas
- Use o software a seu favor