As sessões no Google Analytics são um grupo de interações que um usuário tem com seu site dentro de um determinado período de tempo. Uma sessão é como um contêiner para uma série de interações do usuário, como exibições de página , eventos e transações.

Como é medida uma sessão?

Uma sessão começa quando um usuário que não está participando de uma sessão existente chega ao seu site. Uma sessão termina de uma das várias maneiras:

Inatividade

Se um usuário estiver inativo, o que significa que ele não interage com seu site, por 30 minutos , a sessão será encerrada.

Trinta minutos é o tempo padrão, mas você pode ajustar esse tempo para qualquer lugar de um minuto a quatro horas . Toda vez que um usuário interage com seu site, ele estende a sessão atual por mais 30 minutos ou o tempo que você escolher.

Alteração de data

As sessões terminam à meia-noite, mesmo que um usuário ainda esteja interagindo ativamente com seu site. Se uma sessão terminar por esse motivo, uma nova sessão será iniciada imediatamente.

Se, por exemplo, um usuário chegar ao seu site às 23h55 e sair do site às 00h05, o Google Analytics registrará duas sessões. A primeira sessão termina às 23:59:59 e a segunda sessão começa às 00:00

O próximo dia. Suas configurações de fuso horário no Google Analytics determinam quando um dia começa e termina.

Alteração da campanha

Se um usuário chegar ao seu site por meio de uma campanha de criação de sites profissionais , sair e voltar por meio de uma campanha diferente, a sessão original será encerrada e uma nova será iniciada. Sempre que a origem da campanha muda, o Google Analytics inicia uma nova sessão.

As campanhas incluem várias fontes , como campanhas do Google Ads , resultados de pesquisa orgânica e referências de links em outros sites. Assim, por exemplo, se um usuário chegar ao seu site por meio de um resultado de pesquisa orgânica e clicar em um anúncio e abrir outra página em seu site, o Google Analytics encerrará a sessão original e iniciará uma nova. A exceção a essa regra é o tráfego direto , que inclui o tráfego de usuários que digitaram um URL diretamente na barra de endereços do navegador.

Se um usuário que está atualmente em uma sessão interagir com seu site por meio de uma fonte direta, o Google Analytics não iniciará uma nova sessão.

Como visualizar sessões no Google Analytics

Para verificar quantas sessões seu site teve durante um determinado período, acesse “Público” na barra lateral esquerda do Google Analytics e clique em “Visão geral”. Sessões é uma das métricas padrão que aparecem na página Visão geral do público. Você pode ajustar as datas dos dados que está visualizando no canto superior direito da tela.