Por onde você começa se deseja desenvolver uma estratégia de marketing digital? Ainda é um desafio comum, pois muitas empresas sabem como os canais digitais e móveis são vitais hoje para adquirir e reter clientes. No entanto, eles não têm um plano integrado para apoiar a transformação digital e o crescimento dos negócios e envolver seu público de maneira eficaz online.

Se o seu negócio não tiver um plano estratégico digital alinhado ao seu plano de negócios, você sofrerá com os dez problemas que destaco mais adiante neste artigo e perderá para os concorrentes que são mais experientes digitalmente.
O Marketing digital pode ser usado para qualquer tipo de serviço on-line, seja para anunciar produtos ou para sites de encontros se o seu interesse é encontrar online um travesti acompanhante.

Antes de revisarmos os diferentes canais que compõem o marketing digital, é útil simplificar, pois os gerentes de negócios, como os proprietários, os diretores financeiros ou de operações, querem saber em que precisam investir em um nível superior e os retornos que obterão. Haverá um orçamento finito atribuído ao marketing online para o ano e eles querem garantir que sua equipe esteja gastando tempo nas atividades certas e investindo nos tipos certos de mídia para obter um retorno positivo.

Um foco em cada um deles é importante, independentemente do tamanho do negócio. Os pilares ajudam a mostrar que o sucesso no marketing digital não se resume apenas às mídias e plataformas digitais, por mais importantes que sejam. Criar uma experiência digital eficaz, mensagens e conteúdo de qualidade para alimentar sua estratégia digital também são vitais.

Qual a importância do marketing digital hoje?

Os dados mostram que, como seria de esperar, o marketing de mídia social e o marketing de busca são importantes investimentos em marketing digital. No entanto, os dados também mostram que a exibição digital e o vídeo digital são significativos. Lembre-se de que isso é mais representativo dos gastos de grandes empresas que agora estão usando esses canais para substituir o investimento em TV e publicidade impressa. Conforme discutido na última edição do meu livro, alguns disseram que estamos vivendo em uma era pós-digital, já que agora o marketing digital é igual ao marketing, portanto, não deve ser considerado separadamente do ponto de vista estratégico. Embora os números acima apoiem a afirmação de que o marketing digital é marketing, é perigoso supor que o marketing digital não está evoluindo e se tornando ainda mais importante.

Empregabilidade no marketing digital

As funções que mais cresceram nos últimos seis meses, das taxas de crescimento mais altas às mais baixas, são coordenadores de mídia, gerentes de pesquisa, coordenadores de mídia social, gerentes de marketing de mecanismos de busca, gerentes de mídia, analistas de marketing, especialistas em marketing por e-mail, otimização de mecanismos de busca analistas e gerentes de mídia digital. O LinkedIn relata que, entre outras funções altamente solicitadas, estão executivos de contas digitais, gerentes de mídia social, gerentes de marketing digital, redatores e estrategistas digitais.

É importante ser capaz de fazer o business case para investir mais em marketing digital, pois, se você não conseguir convencer a si mesmo ou a seus colegas a investir, o futuro do seu negócio estará em risco. É simples, você não poderá competir para atrair novos clientes no futuro.