Atribuir o rel=”nofollow”atributo a um link informa aos mecanismos de pesquisa que o link é de natureza comercial ou que é um link que você não endossa. Os links que têm o rel=”nofollow”atributo the são geralmente chamados de links nofollow. Só para estarmos na mesma página, aqui está um exemplo de um link que usa o rel=”nofollow”atributo:

<a rel=”nofollow” href=”http://example.com“>nofollow link</a>

O conceito por trás dos links nofollow surgiu em 2005, como uma forma de desencorajar o spam de comentários em blogs.

Você já deve saber disso se estiver familiarizado com SEO: um dos fatores que os mecanismos de pesquisa levam em consideração ao classificar um site é o número de outros sites vinculados a ele (conhecidos como links de entrada do site ). Se houver muitos links de outros sites apontando para seu site, e esses outros sites forem respeitáveis, então há uma boa chance de que seu site também seja respeitável. Para aumentar artificialmente as classificações do mecanismo de pesquisa de seus clientes, os spammers tentarão colocar o máximo de links possível em outros sites.

Um alvo fácil para os spammers são as seções de “comentários” de blogs respeitáveis. Para ajudar a resolver o problema de spam, o rel=”nofollow”atributo foi introduzido . O pensamento era o seguinte: se os spammers de comentários não recebessem crédito por seus links nofollow, então eles estariam menos propensos a perder tempo postando esses links em blogs.

Hoje, o propósito de rel=”nofollow”evoluiu um pouco. Agora também deve ser usado em links de natureza comercial/com fins lucrativos. Os links que se enquadram nesta categoria são:

  • links pagos
  • anúncios
  • conteúdo patrocinado
  • anúncios de link de texto
  • links afiliados

O rel=”nofollow”atributo começou como um microformato . No entanto, o atributo HTML está agora na última especificação HTML do W3C, na seção 4.8.4.7 Tipo de link “nofollow” . Veja como o atributo rel=”nofollow” deve ser usado de acordo com as especificações:

A palavra- nofollowchave indica que o link não é endossado pelo autor ou editor original da página, ou que o link para o documento referenciado foi incluído principalmente devido a uma relação comercial entre pessoas afiliadas às duas páginas.

4.8 Links — HTML5

Por que usar rel=”nofollow”?

O rel=”nofollow”atributo beneficia mais os serviços de terceiros. Os mecanismos de pesquisa, por exemplo, podem usar as informações que fornecemos sobre os links em nosso site como um indício de que determinados links podem ser de baixa qualidade ou de natureza comercial, ou ambos.

Eles podem usar esse conhecimento para melhorar a qualidade de seus resultados de pesquisa para seus usuários. Então, o que há para nós? Ao adicionar o atributo rel=”nofollow” aos links em nosso site que foram pagos e aos que não foram revisados, podemos reduzir as chances de os mecanismos de busca penalizarem nosso site por publicar links externos de baixa qualidade.

É razoável supor que, ao atribuir diligentemente o rel=”nofollow”atributo em nossos links não verificados, não confiáveis e pagos, podemos melhorar o SEO do nosso site e a confiabilidade do nosso site como fonte de conteúdo de qualidade.