Pronto para começar a gerenciar seus leads como um profissional? Confira estas quatro práticas recomendadas de gerenciamento de pipeline de leads:
1. Monitore as métricas do pipeline de leads
Seu pipeline de leads mudará continuamente ao longo do tempo à medida que os leads entram, saem e convertem. É por isso que monitorar suas métricas de pipeline de leads é essencial para ficar de olho na jornada de seus leads.
Você desejará acompanhar métricas como:
- O número de leads em seu pipeline
- O número de negócios fechados em seu pipeline
- Sua taxa de fechamento ou sua porcentagem média de negócios fechados
- O número de leads que saem do seu pipeline
- O número de leads que entram no seu pipeline
Ao ficar de olho nessas métricas, você pode acompanhar se suas estratégias de marketing o ajudam a gerar e converter leads com sucesso . Além disso, você pode medir o sucesso de seus esforços de geração de leads para ajudá-lo a atingir suas metas gerais de negócios.
2. Revise e melhore continuamente seu pipeline de leads
Você deve monitorar regularmente seu pipeline de leads e ajustar suas técnicas para garantir que seus esforços de geração e nutrição de leads sejam ajustados e otimizados para gerar os melhores resultados.
Você deve revisar:
- Quais canais geram mais leads
- Que conteúdo e páginas incentivam os leads a converter
- Onde os leads saem do seu pipeline
Ao analisar essas informações, você pode focar e melhorar os canais que atraem leads para gerar ainda mais leads de alta qualidade para sua empresa.
Você também pode identificar buracos ou gargalos onde os leads saem do seu pipeline. Como resultado, você pode corrigir esses bloqueios para ajudar mais leads a se moverem em direção à conversão.
3. Otimize seus processos de vendas
Acompanhar a jornada do seu lead para se tornar um cliente ou cliente fornece informações valiosas sobre quais técnicas e estratégias os incentivaram a se converter.
Com essas informações, você pode otimizar seus processos de vendas para garantir que sua equipe esteja sempre na mesma página.
Por exemplo, suponha que você descubra que a maioria de seus leads convertem depois de receber um e-mail de acompanhamento após uma consulta. Nesse caso, você deve garantir que toda a sua equipe de vendas sempre envie um e-mail de acompanhamento para seus clientes em potencial para ajudá-lo a fechar mais vendas.
4. Crie conteúdo para cada estágio do seu pipeline de leads
Você deve mover seus leads pelo pipeline para aumentar as conversões e as vendas. E a melhor maneira de incentivar seus leads a se tornarem clientes é criar conteúdo para cada etapa do seu pipeline.
O conteúdo é crucial para fornecer aos seus leads as informações de que eles precisam e fornecer soluções para seus problemas. Também os ajuda a aprender mais sobre sua empresa e a reconhecer sua marca como especialista em seu campo.
Vamos ver como você pode criar conteúdo para cada estágio do pipeline abaixo:
- Conscientização: Criar posts ou artigos em blogs que possibilitem aos leitores saber mais sobre seus problemas é uma excelente ideia para esta etapa. Por exemplo, se você vende hidratantes para as mãos, criar um artigo sobre mãos secas e suas causas pode ser útil para o seu público.
- Consideração: Os consumidores procuram ativamente soluções para seus problemas ou pontos problemáticos neste estágio. Você pode criar artigos informativos ou postagens de blog que detalham como seus produtos podem resolver os pontos problemáticos do seu público. Por exemplo, se você oferece serviços de reparo de computadores, pode criar conteúdo que explique que uma das melhores maneiras de reparar a tela de um laptop é levá-lo a um especialista em reparo de computadores.
- Decisão: Os consumidores estão prontos para comprar um produto ou serviço para aliviar seu problema. Nesta fase, criar páginas de serviços ou produtos que detalhem os benefícios de trabalhar com sua empresa ou comprar seus produtos é uma excelente ideia.
A criação de conteúdo para cada estágio do pipeline permite nutrir seus leads e movê-los para o próximo estágio do pipeline.