1. Gerenciamento de produtos e serviços

Seu produto ou serviço está no centro de todas as estratégias de marketing. Afinal, você precisa de um excelente produto para que seus esforços de marketing signifiquem qualquer coisa.

Embora as equipes de pesquisa e desenvolvimento possam ser responsáveis pela criação de novos produtos, esse estágio também é uma função vital de marketing.

Como líder de marketing, você deve trabalhar em estreita colaboração com sua equipe de pesquisa e desenvolvimento para garantir que sua empresa crie uma oferta que ressoe com seu público-alvo e continue aprendendo com seu público-alvo após o lançamento.

Lembra daqueles dados que você coletou na etapa de gerenciamento de informações de marketing? Comunique suas descobertas à equipe de desenvolvimento. Eles precisarão conhecer os pontos problemáticos do seu público-alvo e o cenário competitivo da sua empresa para criar uma oferta de destaque.

Você também pode realizar uma pesquisa de marketing pré-lançamento para garantir que sua oferta ressoe da maneira que você pretende. Após o lançamento, continue coletando informações das interações do cliente e use-as para informar futuras atualizações e lançamentos de produtos.

A colaboração também funciona ao contrário – você precisará de um entendimento completo dos recursos de sua oferta para poder traduzi-los em benefícios que serão importantes para o seu público. Esses benefícios formarão a base para todas as comunicações de marketing que você empregar.

2. Preços

O preço é uma das funções mais críticas do marketing porque o preço que você define determina a disposição do seu público em comprar. No entanto, definir seu preço é um processo complexo influenciado pela psicologia e pelas percepções do cliente.

Por exemplo, marcas de bolsas de grife podem precificar seus produtos muito mais do que marcas genéricas.

Por que duas marcas podem empregar preços tão diferentes? Por causa da marca e como os clientes percebem as grifes.

Para entender esse diferencial de preço, você deve considerar o valor de sua oferta e os fatores que influenciam o valor, como:

  • Qualidade do produto
  • Benefícios do produto
  • Suporte pós-compra
  • Decisões de negócios orientadas por causas
  • Marca que ressoa
  • Comunidade de marca
  • Exclusividade
  • Conveniência
  • Experiência do cliente

Ao considerar esses fatores, você pode ver algumas razões pelas quais as marcas mais sofisticadas têm preços mais substanciais. Por exemplo, essas marcas podem ter um modelo de negócios orientado a causas com foco na sustentabilidade ou oferecer uma comunidade de marcas de elite.

Por outro lado, algumas marcas podem optar por um preço mais baixo para atrair consumidores mais conscientes do preço. O preço que você define depende do seu mercado, objetivos de negócios, abordagem de marketing e público-alvo. Ao selecionar seu preço, considere:

  • Seu cenário competitivo
  • O custo de produção
  • O valor que sua oferta traz
  • Sua marca

As outras funções de marketing afetarão sua estratégia de preços. Por exemplo, os benefícios e a qualidade do seu produto afetam seu valor. A distribuição influencia a conveniência ou exclusividade. Enquanto isso, promoções e vendas ajudam a estabelecer a marca.